Pesquisador do Cepel recebe prêmio do CIGRÉ Internacional

12/03/2008

O Comitê Técnico do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos – CIGRE concedeu ao pesquisador Nelson Martins, do Cepel, o prêmio The Cigre Technical Committee Award 2007. A premiação, entregue em janeiro, foi um reconhecimento às contribuições que o pesquisador vem dando, ao longo dos anos, ao trabalho do Comitê de Estudos C4, voltado à pesquisa de desempenho de sistemas técnicos, assim como ao Comitê CE-38. Este último, extinto na reestruturação do CIGRE em 2000, era dedicado, prioritariamente, à análise de sistemas elétricos de potência.
 
Entre as contribuições do pesquisador ao CIGRE, encontram-se a coordenação dos trabalhos de duas forças-tarefa e a edição dos seus resultados em livros extensos e bem elaborados, de títulos idênticos aos das forças-tarefa: CIGRE Task Force 38.02.16 on "Interaction among Power System Controls" (CIGRE Brochure 166, August 2000) e CIGRE Task Force C4.602 on "Coordinated Voltage Control in Transmission Networks" (CIGRE Brochure 310, February 2007).
Engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília (UnB), em 1972, o pesquisador Nelson Martins (na foto, à esquerda do diretor-Geral do Cepel, Professor João Lizardo de Araújo) obteve o título de Doutor em Engenharia de Sistemas de Energia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, em 1978. De volta ao Brasil, iniciou sua carreira naquele ano no Cepel, onde trabalha desde então. Entre 2001 e 2003, foi diretor Técnico do Centro e, desde 2004, é pesquisador-consultor e atua como assistente da Diretoria Geral do Cepel.
 
Ao longo de 30 anos de carreira, Nelson Martins vem desenvolvendo relevante trabalho na área de análise de dinâmica e controle de sistemas de potência, tendo conduzido e gerenciado um grande número de projetos do Cepel nesse segmento. Vários desses trabalhos são associados ao CIGRE e ao Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), instituições das quais é membro desde 1979 e 1980, respectivamente.
 
Freqüentemente convidado para participar como conferencista ou mediador de eventos nacionais e internacionais, o pesquisador editou três livros e é autor de mais de 160 artigos técnicos, vários deles divulgados em conceituadas publicações internacionais. Foi eleito Fellow do IEEE, em 1998, com a citação: “For fundamental developments in eigensolution algorithms and small stability analysis for the control of large scale power systems”.
 
Um recente trabalho assinado por Nelson Martins em conjunto com o matemático Joost Rommes, do NXP Semiconductors, o Centro de Pesquisas da Phillips, em Eindhoven, na Holanda, foi selecionado e será apresentado no 2008 IEEE – 11th International Conference on Computational Science and Engineering, que será realizado entre 16 e 18 de julho em São Paulo.
 
“Este nosso sexto artigo, intitulado “Specialized Eigenvalue Methods for Large-Scale Model Order Reduction”, descreve boa parte dos resultados desta prolífica colaboração, que tem obtido boa aceitação no meio matemático e de sistemas elétricos. Creio que possa se tornar embrião de artigo de maior porte, contendo review do estado da arte em aplicações de autovalores em estudos de dinâmica e controle de sistemas de potência”, adianta Nelson Martins.  O quinto artigo de revista produzido pela dupla, ainda no prelo, é para a revista SIAM Scientific Computations, editada pela prestigiada Society for Industrial and Applied Mathematics.
 
“Estes artigos com o Dr. Rommes deram maior estatura e rigor ao trabalho de álgebra linear computacional que vínhamos desenvolvendo no Cepel, em parceria com duas gerações de pesquisadores. Os trabalhos no Cepel foram, sobretudo, desenvolvidos no âmbito do projeto PacDyn, programa para análise e controle de oscilações em sistemas elétricos de grande porte, atualmente utilizado por empresas de engenharia elétrica de dez países. A estes colegas pesquisadores, vários dos quais realizaram seus trabalhos de mestrado e doutorado sob minha co-orientação (em parceria com professores do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ), atribuo os créditos por boa parte dessas nossas conquistas. Considero, com muito orgulho, que meu esforço na formação em pesquisa desses colegas mais jovens é e será meu maior legado a este Centro”, conclui Nelson Martins.
O Prêmio do Comitê Técnico do CIGRE é destinado, anualmente, a um grupo selecionado de cerca de 20 engenheiros que mais tenham se destacado nos trabalhos técnicos dos diversos comitês. A versão 2007 da tradicional premiação foi entregue ao pesquisador por meio de uma placa assinada pelo coordenador do Comitê Técnico, Klaus Fröhlich, e pelo secretário geral do CIGRE, Jean Kowal.
 
A entrega do prêmio foi anunciada em novembro de 2007, em correspondência enviada pelo secretário geral do CIGRE ao presidente do CIGRÉ-Brasil, José Henrique Machado Fernandes, assistente da Diretoria de Planejamento e Engenharia da Eletronorte. Na ocasião, uma outra carta foi enviada a Nelson Martins pelo coordenador do Comitê Técnico, Klaus Fröhlich.
 
Fundado em 1921, o CIGRE é uma instituição internacional, com sede em Paris, que atua na área de sistemas de energia elétrica cuidando de aspectos técnicos, econômicos, organizacionais, regulatórios e de desenvolvimento. A entidade possui comitês nacionais em diversos países e é representada, no Brasil, pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRÉ Brasil, com sede no Rio de Janeiro, que é constantemente apontado como comitê nacional modelo, pelo CIGRE Paris.