Pesquisador profere palestras e cursos na China

20/02/2009

O pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral do Cepel, proferiu palestras e cursos no China Electric Power Research Institute (Cepri), localizado em Beijing,  e na Universidade Politécnica de Hong Kong, em novembro passado. O pesquisador viajou a convite das duas instituições.

 

 

 

Em seu primeiro dia no Cepri, Nelson Martins apresentou para pesquisadores e diretores da instituição as palestras: “Overview of security and stability problems in the Brazilian power system”, na qual destacou as principais características e desafios do sistema elétrico brasileiro e “Short-Term Measures to Minimize the Impact of Extreme Contingencies in the Brazilian Power System”, descrevendo os trabalhos para melhoria da segurança do sistema, desenvolvidos pelas empresas de energia elétrica, agentes e órgãos do governo, que se seguiram ao blecaute de 11 de março de 1999.

 
Apresentou, ainda, a palestra “Robust Design of a TCSC Oscillation Damping Controller in a Weak 500-kV Interconnection Considering Multiple Power Flow Scenarios and External Disturbances”, relativa a artigo técnico publicado em fevereiro de 2009, na revista IEEE Transactions on Power Systems. O artigo, de autoria de Alberto Simões, Diego Savelli, Paulo Pellanda, Nelson Martins e Pierre Apkarian, relata um trabalho desenvolvido em conjunto pelo Cepel, Instituto Militar de Engenharia (IME) e Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço, de Toulouse, na França.
 
“Vale registrar que este artigo só se tornou possível em função dos intensos trabalhos realizados, e previamente publicados na literatura, por inúmeros engenheiros da Eletrobrás, Furnas, Chesf, Eletronorte, Cepel e ONS. Sendo que uma boa parte desses engenheiros foram meus co-orientados de mestrado, em orientações realizadas em parceria com professores da Coppe/UFRJ, do IME e da UFSC”, explica Nelson Martins.
 
Ainda no primeiro dia da visita, representantes do Cepri fizeram uma exposição acerca dos principais problemas de segurança e estabilidade do sistema elétrico chinês e destacaram os projetos de pesquisa e desenvolvimento da instituição. A apresentação foi seguida de uma sessão de debate, que contou com a participação do pesquisador do Cepel.
No segundo dia no Cepri, o pesquisador Nelson Martins apresentou um tutorial, com sete horas de duração, intitulado “Power System Small-Signal Stability and Oscillation Damping Control”, em cuja parte final foram apresentadas informações sobre o programa PacDyn.  Idealizado e gerenciado pelo pesquisador ao longo de 20 anos, o software é destinado à análise e controle de oscilações eletromecânicas em sistemas de potência.
 
“O pesquisador Sérgio Gomes, do Departamento de Redes Elétricas do Cepel, vem coordenando brilhantemente o projeto PacDyn nestes últimos oito anos e realizando desenvolvimentos surpreendentes”, destaca Nelson Martins, que foi co-orientador de Sérgio Gomes, em seu Doutorado, em conjunto com o Professor Carlos Portela, da Coppe/UFRJ.
 
Já em Hong Kong, o pesquisador do Cepel participou, como examinador externo, da tese de Doutorado do candidato Wang Zhen, orientada pelos Professores C. Y. Chung e K. P. Wong, ambos do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Politécnica de Hong Kong.
 
No dia seguinte, Nelson Martins proferiu na universidade o mesmo tutorial apresentado no Cepri, que fez parte da programação de cursos promovida pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), Seção Hong Kong. A apresentação foi acompanhada por três engenheiros da CLP Power, empresa de geração e transmissão de energia daquele país, e por estudantes e professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da universidade.
 
“Mesmo já tendo lido e ouvido os mais rasgados elogios ao seu progresso industrial e econômico nesta última década, a China superou todas as minhas expectativas, pela assombrosa magnitude de quase tudo que se vê. Como o parque industrial, conquistas tecnológicas e remodelação urbana. Assim como pela alegria e determinação latentes em seu povo, orgulhoso de sua história e tradições e confiante no futuro”, conclui Nelson Martins.
 
As palestras do pesquisador brasileiro foram acompanhadas pelo presidente honorário do Cepri, Professor Xiaoxin Zhao, membro da Academia Nacional de Ciências da China e pesquisador laureado por diversas associações científicas. Em dezembro passado, o Professor Xiaoxin Zhao enviou ao Cepel uma carta de agradecimento, cuja tradução integral pode ser lida abaixo, destacando a maneira simples e didática das apresentações realizadas por Nelson Martins.
 
 
Carta de Agradecimento
 
“Prezado Dr. Martins,
 
Minhas desculpas por enviar-lhe, tão tardiamente, esta carta de agradecimento. Em nome de todos os membros do CEPRI envolvidos, escrevo-lhe para expressar nossa satisfação por ter aceitado meu convite e despendido tempo de sua tão atribulada agenda, para agraciar-nos com apresentações tão informativas e perspicazes durante sua breve permanência na China.
 
Nós muito apreciamos suas apresentações de 6ª feira e o tutorial da 2ª feira seguinte, que foram ministrados de maneira simples e didática, permitindo-nos conhecer o estado da arte em dinâmica de pequenas perturbações e projeto de controladores no setor elétrico brasileiro, assim como proporcionando-nos excelente oportunidade para adquirirmos uma visão geral do sistema elétrico brasileiro. Por gentileza, transmita nossos agradecimentos ao Dr. Paulo Gomes, Gerente de Estudos Elétricos do Operador Nacional do Sistema, ONS, por permitir o uso de seus belos slides (nota da redação: material de autoria do Dr. Paulo Gomes, nos foi gentilmente cedido para esta apresentação no CEPRI), ao Dr. Albert Melo, Diretor Geral do CEPEL, e Dr. Roberto Caldas, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do CEPEL, pelo seu gentil apoio ao CEPRI.
 
Nas discussões ocorridas na tarde de 6ª feira, apesar de não estar presente, fui informado que você fez comentários estimulantes e instrutivos durante as apresentações feitas por meus alunos, oferecendo-lhes generosamente muitas informações sobre o estado da arte em suas áreas de pesquisa, de uma ampla perspectiva e enriquecidos por sugestões de material de referência, produzidos por renomados especialistas. Eu sinceramente espero que CEPRI e CEPEL possam explorar algumas possibilidades de trabalho conjunto em estabilidade de pequenos sinais, assim como em outras áreas que ofereçam potencial.
 
Adicionalmente, todos nos impressionamos com seu estilo espirituoso e sua agradável e amistosa personalidade. Reitero-lhe nossos agradecimentos pelas suas memoráveis apresentações e esperamos que nos visite novamente.
 
Por ocasião deste Natal, desejamos a você e familiares um feliz Natal e próspero ano novo.
Sinceramente,
Xiaoxin Zhao
 
Presidente Honorário
China Electric Power Research Institute”