8ª Reunião Geral do IERE reúne especialistas

28/11/2008

 
O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e o International Electrical Research Exchange (IERE) promoveram, entre 17 e 21 de novembro,em Foz do Iguaçu, a 8ª Reunião Geral do IERE. O evento reuniu dirigentes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e especialistas do Brasil, EUA, Japão, Coréia do Sul, Taiwan, França, Canadá, Holanda, México, Argentina, Chile, Irã, Letônia, África do Sul, entre outros. O encontro também contou com o apoio da Eletrobrás e Itaipu Binacional, além do patrocínio da Toshiba, Mitsubishi e Hitachi. 
 
O dia 17 foi dedicado às reuniões dos grupos de trabalho dos associados do IERE, que congrega centros de pesquisa voltados para P&D do setor elétrico, sediados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nos três dias seguintes, foram discutidos temas como tecnologias avançadas de geração e transmissão e metodologias para elaboração e acompanhamento de planejamento estratégico voltado para P&D no setor elétrico.
 

 

A abertura oficial do 8th IERE General Meeting foi realizada no dia 18. Estiveram presentes à cerimônia (na foto, a partir da esquerda): o diretor geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek; o diretor geral do Cepel, Albert Cordeiro Geber de Melo; o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann; o diretor de Tecnologia da Eletrobrás, Ubirajara Rocha Meira; o presidente do IERE, Sang Doug Park; e o secretário geral da instituição, Etsuji Kodama.

 
Foram proferidas cinco aulas magnas pelos especialistas convidados: “Expanding the Brazilian Energy Matrix with Focus on Sustainability”, por Marcio Zimmermann, secretário executivo do MME; “Hydro-Electricity in Brazil and Prospects for International Interconnections”, por Altino Ventura Filho, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; “The Role of Ethanol in the Brazilian Energy Matrix”, por Gelson Baptista Serva, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); “Some Aspects of Transmission Planning in Large Developing Countries”, por F. Paulo de Mello, consultor (USA); e “Sediment Management in Hydro Projects on Rivers Carrying Large Sediment Discharge”, por Sultan Allam, consultor (França).
 
Além das sessões técnicas, foram realizadas sessão especial com foco na atração de estudantes universitários para a área de engenharia elétrica, mais especificamente para a indústria de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, e apresentações por jovens pesquisadores e estudantes, seguidas de premiação do melhor trabalho. Houve, também, excelente apresentação sobre baterias eficientes feita por pesquisador premiado pelo IERE e outras instituições científicas de renome.
 
Também participaram do evento outras autoridades do setor elétrico, além de palestrantes da Chesf (Oswaldo Regis), Itaipu Binacional (Carlos Alberto Knakiewicz), Chile (Hugh Rudnick – PUC Chile), Argentina (Jorge Nizovoy – Transener), Reivax (Gilvan Tessari), Universidade Federal de Juiz de Fora (José Luiz Resende Pereira) e JFN Consultoria (João Felix Nolasco).
 
O assistente da Diretoria Geral (DG) do Cepel, Nelson Martins, foi o coordenador geral do evento, tendo também coordenado sessões técnicas nos dias 19 e 20 de novembro. Os pesquisadores Jorge Machado Damazio, do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA); Fernando Chaves Dart, do Departamento de Instalações e Equipamentos (DIE); e Antonio Ricardo Dias Carvalho, do Departamento de Sistemas Elétricos (DSE), apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Cadeia de Modelos de Otimização para o Planejamento Operacional e de Expansão do Sistema de Geração Brasileiro”, “Resultados Recentes de P&D em Linhas de Transmissão com Potência Natural Elevada” e “Alternativas de Transmissão de Energia Elétrica para o Aproveitamento Hidrelétrico do Madeira”.
 
A 8ª Reunião Geral do IERE foi organizada pela equipe de eventos do Cepel, que também produziu toda a arte gráfica do encontro, website, feira de exposição paralela, entre outras ações. O evento contou com o apoio incansável da Secretaria da DG e do Departamento de Logística e Operações (DLO), da Diretoria de Gestão e Infra-estrutura (DI).  
 
As atividades foram finalizadas no dia 21, após as visitas técnicas à Estação Conversora de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC) de Furnas e à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A programação técnica completa do evento pode ser consultada no website: www.ieremeeting.com.br.