Pesquisador do Cepel toma posse na Academia Nacional de Engenharia

02/12/2015

Pesquisador Nelson Martins sendo empossado na ANE pelo presidente da instituicao Paulo Augusto Vivacqua

Pesquisador Nelson Martins sendo empossado na ANE pelo presidente da instituição, Paulo Augusto Vivacqua

 

O pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria-Geral do Cepel, tornou-se membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia (ANE), em cerimônia de posse realizada no Arsenal da Marinha do Brasil, em 26 de novembro.

 

O pesquisador, especialista em dinâmica e controle de sistemas de potência, fez parte do grupo de 20 novos acadêmicos eleitos para a ANE em 2015. Após processo que envolve, desde indicação por um Membro Titular da Academia, até análises pela Comissão de Seleção, Comitê de Ética e do corpo de Membros Titulares, os engenheiros passam a compor o quadro de mais de 400 membros titulares da ANE, especialistas das mais diversas áreas da engenharia.

 

Este ano, Nelson Martins já havia sido eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE, na sigla em inglês) e recebido prêmio da PES/IEEE (Power and Energy Society/Institute of Electrical and Electronics Engineers). A eleição para a ANE completa um ano de condecorações ao pesquisador, cujos méritos faz questão de dividir com o Centro.

 

“A eleição para a Academia traduz o reconhecimento da comunidade pelas realizações de um profissional engenheiro desenvolvidas ao longo de sua extensa carreira”, explica Martins. “Existe uma parcela significativa de ex-funcionários do Cepel entre os membros efetivos da Academia, fato este que reflete o reconhecimento, no país, da competência dos quadros de nosso Centro. Muitos outros colegas pesquisadores do Centro [ainda] estarão sendo eleitos para os quadros da Academia nos próximos anos”, conclui o pesquisador.

 

ANE

 

Fundada em 1991, a Academia Nacional de Engenharia é uma associação sem fins lucrativos, que se coloca como fonte independente de aconselhamento à disposição do governo, da sociedade e da indústria. A ANE promove debates para geração de ideias, de políticas e de soluções relacionadas com questões complexas da engenharia, ciência e tecnologia.