Pesquisador do Cepel recebe prêmio da PES/IEEE

13/04/2015






















O pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria-Geral do Cepel, recebeu a premiação Prabha Kundur Power System Dynamics and Control da Sociedade de Potência e Energia (Power and Energy Society - PES) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronics Engineers IEEE). O anúncio foi feito, em 8 de abril, por meio de carta assinada pelo presidente da PES, professor Miroslav Begovic.

 

Em suas congratulações a Martins, Begovic informa que o prêmio foi instituído para “reconhecer indivíduos com marcantes contribuições na área de dinâmica e controle de sistemas de potência de grande porte”. Ressalta, ainda, que o processo de seleção foi rigoroso e competitivo, e que o jantar em homenagem aos 29 premiados de 2015 será realizado em Denver, no Colorado (EUA), em 28 de julho, durante conferência anual da PES, que conta, atualmente, com mais de 30 mil membros.

 

Em homenagem à premiação recebida, Martins ainda foi convidado a fazer uma apresentação técnica, durante reunião do Comitê de Desempenho Dinâmico de Sistemas de Potência da PES, no dia 28 de julho, também em Denver. "O presidente do comitê, Dr. Pouyan Pourbeik, convidou-me a realizar palestra onde pretendo abordar nossos trabalhos mais recentes, dentre eles a determinação de modelos dinâmicos reduzidos, tema muito bem desenvolvido pelo colega Sergio Luis Varricchio, pesquisador da Área de Redes Elétricas do Cepel, em seu trabalho de doutorado, que se encontra em fase final de elaboração."

 

Nelson Martins também foi recentemente eleito membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos. A nomeação aconteceu em reconhecimento à atuação do pesquisador no desenvolvimento de técnicas e ferramentas computacionais para a análise dinâmica de grandes sistemas elétricos de potência. Clique aqui para saber mais.