Pesquisador do Cepel é eleito membro estrangeiro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA

09/02/2015






















O presidente da National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos, Dan Mote Jr., anunciou, em 5 de fevereiro, a eleição de 67 novos membros norte-americanos e 12 estrangeiros. O pesquisador Nelson Martins, especialista em dinâmica e controle de sistemas de potência e assistente da Diretoria-Geral do Cepel, passou a ser um membro estrangeiro da academia, em reconhecimento ao desenvolvimento de  técnicas e ferramentas computacionais para a análise dinâmica de grandes sistemas elétricos de potência.

 

A eleição para membros da NAE é considerada uma das distinções máximas conferidas a um engenheiro. Esta honraria visa premiar aqueles que fizeram contribuições fundamentais para o progresso da engenharia, sejam elas de natureza teórica, prática, ou voltadas à educação, incluindo a elaboração de literatura técnica de destaque. Também prestigia os que desenvolveram inovações que resultaram em avanço efetivo nas tecnologias tradicionais ou nas técnicas de ensino da engenharia.

 

“O Cepel deu-me a oportunidade e todas as condições para realizar a pesquisa e o desenvolvimento na área de dinâmica e controle de sistemas de potência, permitindo-me contribuir para a boa qualidade técnica do sistema interligado brasileiro  e, ao mesmo tempo, ter a alegria de ser eleito membro desta renomada academia, referência mundial da engenharia”, destaca o pesquisador, há mais de 30 anos no Centro.

 

A academia passou a contar com 2.263 membros norte-americanos e 221 associados de fora dos EUA. Antes do pesquisador Nelson Martins, apenas três brasileiros integravam os quadros da NAE: o engenheiro civil Nelson Pinto, eleito em 1995, por ter desenvolvido soluções para o problema de cavitação em fluxos de alta velocidade e em projetos de hidrogeradores; o geólogo da Petrobras Guilherme Estrella, eleito em 2011, por sua liderança no desenvolvimento de tecnologia de águas profundas e à descoberta de campos de petróleo na costa do Brasil nas formações pré-sal;  e a  professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais Virgínia Ciminelli , eleita em 2014,  por suas contribuições em hidrometalurgia ambiental e pela liderança em colaborações técnicas nacionais e internacionais.

 

A cerimônia de posse do pesquisador Nelson Martins ocorrerá, em outubro deste ano, durante o NAE 2015 Annual Meeting, em Washington.