Cepel apresenta inovações do SAGE em seminário internacional sobre sincrofasores em sistemas de potência

17/12/2014

Os pesquisadores Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral (DG) do Cepel, e Raul Sollero, gerente da Área de Automação de Sistemas do Centro, participaram, como painelistas convidados, no último dia 11 de dezembro, do “III International Workshop on the Use of Synchrophasors in Power Systems”, realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.

 

O encontro, que reuniu especialistas do Brasil e do exterior, foi promovido pela Coppe/UFRJ, em conjunto com o Instituto Real de Tecnologia (Royal Institute of Technology/ KTH) da Suécia, e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e da General Electric Company (GE).

Sob a coordenação do prof. Glauco Taranto, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, o evento tem atraído atenção crescente dos especialistas da área, pela relevância e ineditismo dos trabalhos apresentados.

“Minha apresentação teve como foco a discussão de uma solução inovadora do Sage que trata da convergência entre as tecnologias SCADA e de medição sincrofasorial, provendo soluções tanto para empresas transmissoras quanto para o ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico]”, explicou Raul Sollero. De acordo com ele, estes novos recursos viabilizarão a utilização da infraestrutura já existente em subestações atendidas pelo SAGE para a aquisição e concentração de dados sincrofasoriais.

O pesquisador Nelson Martins coordenou uma das mesas de discussão do workshop e proferiu palestra sobre o Sistema de Medição Fasorial Sincronizada com Aplicações em Sistemas de Energia Elétrica (MEDFASEE), desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que concentra dados gerados pela monitoração contínua das tensões trifásicas, em 220 volts, nas dependências de 23 universidades brasileiras.

“A análise desse conjunto de medições fasoriais permite o diagnóstico das perturbações no Sistema Interligado Nacional [SIN], sejam elas de natureza local, regional ou sistêmica. Os dados fasoriais do MEDFASEE têm sido intensamente utilizados pelo Operador Nacional do Sistema, auxiliando-o na identificação das causas dos problemas observados no SIN e suas consequências”, esclareceu.

De acordo com Martins, a experiência na utilização dos dados MEDFASEE, tanto na sua plataforma e funções originais, como em outras mais avançadas, permitiu ao ONS agilizar a especificação e o projeto do sistema de medição fasorial sincronizada para o SIN, baseado em medições na rede básica (classes de tensão iguais ou maiores a 230 kV).

O seminário contou, ainda, com a participação de pesquisadores das áreas de Redes Elétricas e Tecnologias de Distribuição do Cepel, além de palestras de Djalma Falcão (Coppe/UFRJ); Joe Chow (Rensselear Polytechnic Institute/RPI); Luigi Vanfretti, Jan Lavenius e Maxime Baudette (KTH); Rafael Fernandes (GE Energy Management); Paulo Quintão, Sérgio Mafra e Rômulo Menezes (ONS); e Ricardo Lyra (Psymetrix/Alstom).

Ao final do dia, os palestrantes foram convidados pela GE para conhecer seu primeiro Centro de Pesquisas Global na América Latina, também localizado na Ilha do Fundão. O local tem 24 mil m² de área construída, permitindo o trabalho de até 400 pesquisadores em produtos e soluções aplicadas aos desafios locais.