Cepel sedia seminário bilateral Brasil - Estados Unidos sobre transmissão e redes elétricas inteligentes

18/09/2014

 

 

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Cepel vai sediar o seminário “Transmissão a Longa Distância e Redes Elétricas Inteligentes”. Organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, com apoio do Centro, o evento integra o plano de ação do Grupo de Tecnologias de Transmissão e Distribuição do Diálogo Estratégico em Energia entre Brasil e Estados Unidos. O objetivo do seminário é permitir a troca de experiências entre os dois países, nestas áreas identificadas como prioritárias.

Participarão do evento representantes do governo, de universidades, centros de pesquisa e empresas que atuam em Sistemas de Transmissão a Longa Distância e Redes Elétricas Inteligentes.

Os painéis e mesas-redondas do primeiro dia irão abordar temas de planejamento e operação de sistemas de transmissão a longas distâncias, em corrente contínua e em corrente alternada, e as tecnologias associadas.

No dia 20, o foco serão as redes elétricas inteligentes. Estarão em pauta soluções, tecnologias, sistemas, metodologias para redução de perdas e melhoria dos padrões de qualidade dos serviços de redes de distribuição e avaliações custo-benefício.

Dentre os temas a serem apresentados pelos palestrantes do Cepel, estão: o Laboratório de Ultra-Alta Tensão (Lab UAT), em fase de implantação na Unidade de Adrianópolis; estudos dos impactos associados à inserção de múltiplos elos em corrente contínua de grande porte no sistema Sudeste; programa computacional Elektra; novas tecnologias para operação em tempo real de sistemas de potência; desenvolvimentos na área de redes elétricas inteligentes e seus respectivos laboratórios em fase de projeto.

A sessão de abertura do seminário será às 8h 30min do dia 19, e contará com a presença dos diretores do Cepel Albert Melo (DG) e Roberto Caldas (DP); do diretor do Departamento de Gestão do Setor Elétrico do MME e coordenador brasileiro do Grupo de Tecnologias de Transmissão e Distribuição, Marcos Franco Moreira; do coordenador americano do Grupo de Tecnologias de Transmissão e Distribuição, Dan Ton; do cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Matthew Stokes.

Confira a programação.