Cepel participa de painel sobre Educação em Engenharia no Cigré Paris

08/09/2014

 

Nelson Martins

 

O pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral do Cepel, participou de painel sobre Educação em Engenharia de Sistemas de Potência, realizado no dia 25 de agosto, durante a Bienal do Cigré Paris. Intitulado “Como reduzir a distância entre a indústria e as universidades” (How to bridge the gap between industry and universities), o painel contou com 10 especialistas da indústria e da academia.

O debate girou em torno de questões como a natureza do currículo ideal para os cursos de Engenharia, ou seja, se estes devem se concentrar mais nos fundamentos teóricos ou na especialização e aspectos práticos da carreira. “Foram também abordadas as diferenças entre as necessidades da indústria e as expectativas da academia, as formas de incentivar a colaboração universidade-indústria, entre outros temas”, explica Martins.

Em sua apresentação, Martins também descreve a gestão, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do programa de P&D do setor elétrico e relata o sucesso do MedFasee, projeto de aplicação de rede de sincrofasores no sistema elétrico brasileiro, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em associação com a indústria, e cujo produto encontra-se, atualmente, em uso pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Durante o debate, falei da grande contribuição do Cepel e de seus inúmeros produtos em uso corrente pelo setor elétrico brasileiro. Como único representante da América Latina no painel, e devendo responder às perguntas encaminhadas pela coordenação, que recaíam naturalmente no programa de P&D da Aneel, optei por incluir, em minha apresentação, as transparências do MedFasee, desenvolvido por competentes colegas da UFSC e um dos melhores exemplos de projeto de P&D Aneel”, complementa Martins.

A apresentação do pesquisador pode ser acessada aqui.