Cepel participa de conferência anual da Sociedade de Sistemas de Energia do IEEE

11/08/2014

 

 

Os pesquisadores Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral do Cepel, Flavio Rodrigo de Miranda Alves, gerente da Área de Redes Elétricas, e André Luiz Diniz Souto Lima, da Área de Otimização Energética e Meio Ambiente do Centro, participaram da conferência anual da Sociedade de Sistemas de Energia (Power and Energy Society) do IEEE. O evento reuniu mais de três mil especialistas de todo o mundo, em Washington DC, no período de 27 a 31 de julho de 2014.

De acordo com os pesquisadores, a participação neste importante evento, além de divulgar o Centro, permitiu-lhes conhecer as mais recentes inovações tecnológicas quanto ao ferramental de simulação dinâmica para ajuste de controladores de usinas geradoras, expansão e reforço da transmissão, e operação eletroenergética de sistemas elétricos interligados. Segundo eles, os conhecimentos adquiridos resultarão no aprimoramento das ferramentas computacionais do Cepel para a melhoria da segurança, sustentabilidade e confiabilidade energética e elétrica do sistema interligado brasileiro.

O pesquisador Nelson Martins ficou responsável pela coordenação da reunião final da força-tarefa “Power System Restoration Dynamics”, que resultou num relatório de 343 páginas a ser divulgado, em breve, pelo IEEE PES Resource Center. Além disso, mediou a discussão e seleção de tópicos de interesse para futuros grupos de trabalho em recomposição de sistemas após blecautes.

Martins participou também do painel “Test Systems for Oscillation Damping and Voltage Stability Analysis”, quando apresentou dois sistemas-teste para projeto de controladores. “Estes dois sistemas integram um conjunto amplamente disseminado pela força-tarefa “IEEE PES Task Force on Benchmark Systems for Stability Controls”, esclarece.

Martins ainda integrou reunião técnica do IEEE PES Power System Dynamic Performance Committee, quando foram encerradas as atividades da força-tarefa. Na ocasião, o pesquisador solicitou a criação de outra força-tarefa, a partir do próximo ano, “para tratar da recomposição de sistemas de potência contendo elevada parcela de novas fontes de energia renovável e presença de múltiplos elos de corrente contínua em alta tensão e de grande capacidade”, explica.

O pesquisador Flavio Rodrigo de Miranda Alves participou do grupo de trabalho de avaliação da segurança dinâmica (Dynamic Security Assessment – DSA) e do painel “Future Trends and Directions in Dynamic Security Assessment”, onde apresentou o trabalho “Integrating Solution Engines under a Distributed Processing Enviroment: An Alternative Approach for Static and Dynamic Security Assessment of Large Scale Power Systems”, de autoria do Cepel, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Em sua apresentação, Alves descreveu os significativos avanços já alcançados no âmbito deste projeto. Dentre eles, “a obtenção de respostas dinâmicas equivalentes de um caso da base de estudos offline do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de outro gerado em ambiente de tempo real, ambos utilizando o banco de dados de modelos dinâmicos do ONS, no formato ANATEM”, acrescenta.

Já o pesquisador André Luiz Diniz Souto Lima participou da reunião do “Electricity Market Economics (EME) Subcommittee” do IEEE, do qual é secretário. “Neste subcomitê, são discutidas algumas das forças-tarefas e painéis pertencentes ao ‘Power Systems Operation (PSO) Committee’”, explica Diniz, que também esteve presente nas discussões da força-tarefa “Test Systems for Economic Analysis”, da qual é membro atuante, e que visa desenhar sistemas-teste para problemas de otimização associados à coordenação hidrotérmica.

O pesquisador atuou ainda, como um dos moderadores da sessão “Best Conference Papers on Power System Analysis and Modeling”, que visa escolher o melhor artigo da conferência no tema específico de análise e modelagem de sistemas de potência.