Conselho Diretivo do IEEE visitou Cepel

23/01/2014

 

No dia 14 de janeiro, o Cepel recebeu a visita dos membros do conselho Diretivo (board of directors) do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), acompanhados de convidados da Seção Rio de Janeiro do IEEE.

 

Os visitantes foram recepcionados pelo diretor -geral do Cepel, Albert Melo, pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Roberto Caldas, e por um grupo de pesquisadores. Com a palavra, Albert Melo apresentou as diversas frentes de atuação do Centro com o objetivo de prover soluções tecnológicas para as atividades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do setor.

 

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, que participou da reunião através de videoconferência, traçou um panorama geral do sistema elétrico brasileiro e de seus grandes desafios. Após a palestra, o secretário executivo respondeu diversas perguntas elaboradas pelos visitantes estrangeiros.

 

Em seu agradecimento, o presidente e CEO mundial do IEEE, Roberto Boisson de Marca, manifestou o interesse do IEEE em fortalecer a cooperação do Instituto no avanço da engenharia no país, particularmente, em cooperação com o Cepel.

 

Dando sequência à programação, o pesquisador do Departamento de Linhas e Estações (DLE), Fernando Dart, discorreu sobre o Laboratório de Ultra Alta Tensão externo e sobre a tecnologia de Linhas de Potência Natural Elevada (LPNE).

 

O grupo também visitou o Laboratório Avançado de Supervisão e Controle (LASC) onde o pesquisador do Departamento de Automação de Sistemas (DAS), João José R. de Oliveira, apresentou as características do Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (SAGE), assim como sua aplicação mais recente no projeto Rede de Gerenciamento de Energia (REGER).

 

"Os pesquisadores Marco Antonio Macciola Rodrigues, do DAS, e Nelson Martins, da DG, foram os responsáveis pela organização da visita."