Workshop apresenta dados sobre proteção da integridade do sistema elétrico norteamericano

02/10/2012

 

O Cepel realizou, no dia 27 de setembro, na Unidade Fundão, o workshop “System integrity protection schemes and wide-area situational awareness”. O evento foi composto pelas palestras de dois renomados especialistas: Vahid Madani, da Pacific Gas & Electric (PG&E), e Jay Giri, da Alstom Grid. O evento foi organizado pelos pesquisadores Nelson Martins, Assistente do Diretor Geral, e Raul Sollero, chefe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel.


O workshop contou com a participação de 70 profissionais de empresas do setor elétrico, do Cepel e da academia, e apresentou dados estatísticos da PG&E - empresa de geração e transmissão elétrica da Califórnia - e do Western Electric Coordinating Council (WECC) - órgão responsável pelo controle da confiabilidade do sistema interligado da costa oeste americana.


Além disso, abordou as causas principais das grandes perturbações; efeitos da proteção e controle nas grandes perturbações; esquemas de proteção da integridade de sistemas; identificação, em tempo real, de situações de risco no sistema interligado (Situational Awareness); sistemas de medição fasorial e tecnologias associadas; Centros de Controle (EMS) com aplicativos baseados em medição fasorial.