Prêmio Oscar Niemeyer 2012

17/12/2012

Nelson Martins e Agostinho Guerreiro,
presidente do CREA-RJ

 

A dissertação de mestrado do Tenente Engenheiro Thiago Sanchez Bossa, ex- bolsista do Cepel e orientado por Nelson Martins, assistente do diretor Geral do Cepel, e Cel. Paulo Pellanda (Instituto Militar de Engenharia - IME), foi selecionada pelo IME para receber o prêmio Oscar Niemeyer 2012, do CREA-RJ.  Foram premiados o aluno e os dois orientadores. O texto integral da dissertação, intitulada “Metodologia baseada em testes de resposta em freqüência para avaliação de estabilizadores de sistemas de potência”,  encontra-se disponível para download no site do CREA-RJ (http://www.crea-rj.org.br/niemeyer/indicacoes_enge.html

). Este trabalho deu origem a artigo de revista, intitulado “ A field test to determine PSS effectiveness at multigenerator power plants”, e publicado em agosto de 2011 na IEEE Transactions on Power Systems.

 

A cerimônia de premiação foi realizada na manhã do dia 17 de dezembro de 2012, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, ALERJ.

 

Palestra da Statnett

 

O  Cepel recebeu na última 6ª feira, dia 14,  visita de dois engenheiros da Statnett, agente operador da transmissão da Noruega, sediada em Oslo, acompanhados de dois professores do Royal Institute of Technology - KTH, sediado em Estocolmo, Suécia. A delegação, chefiada pelo Engo. Ian Ove Gjerde, Vice-Presidente Senior de P&D da Statnett e coordenador de grupo de trabalho de planejamento de P&D do ENTSO-E (conselho dos TSO’s europeus que integram 900 GW de geração), foi recebida por mais de uma dezena de gerentes e pesquisadores seniors do Centro. O Dr. Gjerde proferiu palestra intitulada “Statnett’s Smart Grid R&D Strategy and Projects: Further PMU Deployment and WAMS Tools Development”, tendo repetidamente enfatizado a importância dos resultados obtidos  através de colaboração realizada entre Statnett e Cepel. O professor Luigi Vanfretti, do KTH, participou também das discussões sobre tópicos de pesquisa de interesse mútuo, sobretudo na área de medição fasorial sincronizada (PMU e WAMS) e redes inteligentes (Smart Grids).