Cepel no simpósio do Cigré

11/04/2011



O Cepel participou, entre os dias 3 e 8 de abril, do Simpósio Internacional Recife Cigré 2011, na capital pernambucana. O tema central do evento, que reuniu 180 especialistas dos comitês de estudo C1 (Desenvolvimento de sistemas elétricos e economia), C2 (Operação e controle de sistemas) e C4 (Desempenho de sistemas elétricos), foi“Avaliação e melhoria do sistema de segurança, confiabilidade e desempenho em função da evolução das fontes de energia”.

 

Durante o encontro foi apresentado o trabalho “Transmission planning in Brazil – Studies considering 765 kV AC lines”, de autoria de Roberto Vaisman; Glória Suzana Gomes de Oliveira; Fernando C. Dart; Alberto José S. Junqueira; Francisco Manoel Salgado Carvalho; e Rogério Magalhães de Azevedo, do Departamento de Linhas e Estações (DLE); Ricardo Penido Dutt-Ross; Antonio Ricardo Carvalho; e Leonardo Pinto de Almeida, do Departamento de Redes Elétricas (DRE); Mário Herdade e Osvaldo Luiz Cramer Otero, da Fundação Padre Leonel Franca (FPLF/PUC-Rio); e Thiago Guilherme Ferreira Prado, do Ministério de Minas e Energia.



O assistente do diretor geral do Cepel, Nelson Martins, presidiu a mesa redonda intitulada “Modelagem - Técnicas avançadas e ferramentas”. Ao longo do evento foram apresentadas avançadas ferramentas numéricas e técnicas de modelagem do sistema de energia e desempenho do sistema, resultados de simulações e ensaios diversos, seguidos de amplo debate.