Delegação da China visita o Cepel

29/09/2010
Uma delegação da State Grid Corporation of China (SGCC) visitou o Cepel dia 21 de setembro. O grupo, integrado por dez profissionais, esteve nas unidades Fundão e Adrianópolis. A vinda da equipe foi uma retribuição à visita que o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, fez ao país asiático, em julho passado, acompanhado pelo diretor-Geral do Cepel, Albert Melo.
 
Na unidade Fundão, os representantes da State Grid Corporation foram recebidos pelo assistente do diretor-Geral do Cepel, Nelson Martins; o assistente da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Orsino Oliveira; a chefe do Departamento de Linhas e Estações (DLE), Glória Suzana; e por um grupo de pesquisadores do DLE. 
 
Na ocasião, os visitantes assistiram a um vídeo sobre as atividades do Cepel e a uma apresentação sobre pesquisas de linhas de transmissão em longa distância, feita pelo pesquisador Fernando Dart (DLE). Na sequência, o Dr. Gao Li Ying, do Departamento de Construção em UHV da SGCC fez uma apresentação sobre as ações realizadas pela organização. As informações passaram uma boa visão do elevado desenvolvimento tecnológico e da expansão atual do sistema elétrico chinês. Os representantes do Cepel e da SGCC discutiram temas de interesse comum que, no futuro, podem resultar na realização de parcerias.
 
No período da tarde, a equipe da SGCC – instituição que desempenha na China funções semelhantes às exercidas pela Eletrobras no Brasil – esteve na unidade Adrianópolis, onde foi recebida por Dr. João Guedes de Campos Barros, assistente da Diretoria de Gestão e Infraestrutura, e Henrique Burd, chefe do Departamento de Laboratórios (DPL). O grupo conheceu os Laboratórios de Alta Tensão e de Alta e Média Potência, e acompanhou a realização de ensaios de demonstração.