IEEE comemora 125 anos e homenageia fellows

31/03/2009

A Seção Rio de Janeiro do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) promove, dia 2 de abril, no auditório da Coppe/UFRJ, o debate “O futuro da engenharia no Brasil e no mundo”, com a participação de pesquisadores que receberam o grau de Fellow do Instituto. No evento, que faz parte da agenda de comemoração pelos 125 anos do IEEE, serão homenageados 12 fellows do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. O encontro, que será realizado a partir das 9h, na Sala 122, no Bloco G, do Centro de Tecnologia, na Ilha do Fundão, tem entrada franca.
 
O Cepel será representado pelo pesquisador Nelson Martins, assistente da Diretoria Geral e um dos 12 fellows da seção fluminense do IEEE. Outros dois integrantes do grupo homenageado também atuaram no Cepel, o ex-diretor Geral do Centro, Jerzy Lepecki, e o ex-diretor Márcio Szechtman.
 
Segundo a organização do evento, os fellows homenageados destacarão, no debate, suas visões pessoais do IEEE e do futuro da engenharia, no mundo em geral, e no Brasil em particular. Além da homenagem aos pesquisadores, o encontro tem por objetivo proporcionar aos estudantes e profissionais uma ampla visão da carreira de engenheiro e da importância do Instituto para a trajetória profissional.
 
Engenharia carioca tem posição de destaque
 
O grau de Fellow é concedido aos membros do IEEE com um currículo extraordinário em algum dos campos de interesse do Instituto. De acordo com o IEEE, esses pesquisadores formam um grupo de elite, no qual o Instituto busca por lideranças que influenciarão nos rumos da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nas áreas de Elétrica e Eletrônica.
 
Maior instituição técnico-científica da área de Engenharia, o IEEE possui cerca de 400 mil membros em 150 países. Apenas 1,5% deles chegaram ao grau de Fellow. Na Região 9 do IEEE, que abrange toda a América Latina, apenas 29 membros receberam essa distinção. Desses, 19 são do Brasil, dos quais 12 da Seção Rio de Janeiro.
 
O debate “O futuro da engenharia no Brasil e no mundo” conta com o apoio do Cepel, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), do Centro de Tecnologia da UFRJ e do Programa de Engenharia Elétrica.
 
 
Conheça os fellows homenageados
 
  1. Carlos Augusto O. Peixoto
  2. Carlos Emanuel de Souza
  3. Carlos M. Portela
  4. Djalma Mosqueira Falcão
  5. Jacques Szczupak
  6. Jerzy Lepecki
  7. José Roberto Boisson de Marca
  8. Márcio Szechtman
  9. Marcus Theodor Schilling
  10. Nelson Martins
  11. Paulo Cesar Vaz Esmeraldo
  12. Paulo Sergio Diniz
  13. Armando M. L. da Silva (Seção MG)