Inscrições para o VI Simpase terminam dia 21

12/07/2005

Termina no próximo dia 21 de julho o prazo para inscrição no VI Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos (VI Simpase), que será realizado entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, na Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio - SP). O evento é promovido pelo Cigré-Brasil e esta edição é coordenada pela Transmissão Paulista (CTEEP). Os interessados podem se inscrever pelo site www.simpase.com.br . A partir do dia 22, só serão aceitas inscrições realizadas no local do simpósio.

 

O Cepel apresentará três trabalhos no VI Simpase: "Identificação de Erros de Topologia da Rede Elétrica: Uma Nova Tendência das Funções de Análise de Redes", de autoria dos pesquisadores Marcelo Rosado da Costa e Djalma Mosqueira Falcão (Cepel/Coppe-UFRJ); "Integração do ICCP/TASE-2 como Protocolo de Comunicação entre Centros da ONS", de autoria de Adolfo Mello dos Santos, Nivaldo Lambert e Ronaldo Correia Cananea (ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico/Cepel) e "Análise de Fechamento em Anel Via Fluxo de Potência Ótimo Incorporando Restrições de Impacto nos Eixos dos Geradores", de autoria de Weberson Carvalho Moreira, Edimar José de Oliveira, Nelson Martins, José Luiz Resende Pereira e Leonardo Willer de Oliveira (UFJF/Cepel).

 

A participação do Cepel incluirá, ainda, a composição da mesa-redonda prevista para o dia 2 de agosto, onde se discutirá o tema Gestão do Ciclo de Vida dos Centros de Controle, para a qual foi convidado o coordenador do Departamento de Automação de Sistemas (DAS), Raul Balbi Sollero como painelista. Além disto, caberá ao Cepel a responsabilidade por um dos dois mini-cursos previstos para o final do evento, cujo tema é o Estado da Arte de Arquiteturas de Sistemas de Automação e Protocolos de Comunicação, a ser ministrado pelo pesquisador-conveniado Nivaldo Lambert.

 

O VI Simpase conta com a contribuição dos melhores especialistas nacionais e internacionais que atuam na área de automação. Será uma oportunidade para divulgar resultados e discutir as tendências da automação de sistemas elétricos, nos cenários dos setores elétricos brasileiro e internacional. Maiores informações: (11) 3138-7321