Pesquisador do Cepel é premiado pelo IEEE

23/08/2010
O pesquisador Nelson Martins, assistente do diretor Geral do Cepel, foi premiado por serviços distinguidos prestados ao Comitê de Desempenho Dinâmico de Sistemas de Potência, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O Distinguished Service Award  foi entregue durante a conferência anual da Sociedade de Potência e Energia do IEEE, realizada em Minneapolis, de 27 a 30 de julho.
 
Durante o encontro, o pesquisador atuou como coordenador do painel “Aspectos dinâmicos da recomposição de sistemas de potência” e apresentou três artigos técnicos dos quais é coautor. Um deles foi “O impacto de equipamentos FACTS e de outras novas tecnologias na dinâmica da recomposição de sistemas” (The impact of FACTS and other new technologies on power system restoration dynamics), apresentado no painel coordenado por ele.

Os outros dois artigos foram: “Validação do modelo dinâmico do sistema elétrico brasileiro” (System wide model validation of the Brazilian interconnected power system) e “Cálculo de autovalores críticos para avaliação da estabilidade a pequenas perturbações de sistemas de potência” (Computing rightmost eigenvalues for small-signal stability assessment of large-scale power systems). O primeiro trabalho foi apresentado no painel “Validação de modelos de sistemas de potencia interligados” e o outro foi publicado na revista “IEEE Transactions on Power Systems”, em maio 2010.