Pesquisadores do Cepel apresentam trabalhos no SBSE 2010

02/07/2010
Os pesquisadores Alain François Sanson Levy, da Divisão de Laboratórios de Adrianópolis (DVLA); Darcy Ramalho de Mello e Leonardo Torres Bispo, do Departamento de Linhas e Estações (DLE); Igor Ferreira Visconti, do Departamento de Redes Elétricas (DRE), Daniel Stevens T. Cardenas (UFF) e Nelson Martins (Diretoria Geral), do Cepel, participaram do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2010), realizado recentemente, em Belém, no Pará. 
 
O evento, em sua terceira edição, contou com a participação de 280 profissionais da academia e do setor elétrico brasileiro, além de conferencistas de renome internacional, especialmente convidados, que proferiram palestras dentro dos temas de suas especialidades. O pesquisador Nelson Martins, assistente do diretor Geral do Cepel, foi um dos conferencistas, tendo apresentado a palestra “Desafios de Controle em Sistemas de Potência Modernos”.
 
Durante o encontro, os pesquisadores do Cepel apresentaram cinco artigos técnicos. Na área do Departamento de Redes Elétricas, foram apresentados os trabalhos “Estimação de Parâmetros de Modelos de Carga Dinâmicos usando Algoritmos Genéticos”, de autoria de Igor Ferreira Visconti (DRE), Luiz Felipe Willcox de Souza (DRE), Janaina M.S. Costa (Chesf) e Nobyle R. B. Correia (Chesf); e “Identificação Automática de Tensões de Sistemas Elétricos Definidos por Grafos”, de Daniel Stevens T. Cardenas (UFF), Tatiana Mariano L. de Assis (UFF), Marcus Theodor Schilling (UFF), Ricardo Penido D. Ross (DRE).
 
Na área do Departamento de Linhas e Estações, foram apresentados os artigos "Avaliação do desempenho de cadeias de isoladores para linhas de transmissão quanto à radiointerferência" de Darcy Ramalho de Mello (DLE), José Antonio D'Affonseca Cardoso (DVLA) e Pedro Paulo Gonçalves (DLE); “Formação em Engenharia de Alta Tensão: a Experiência do Cepel com o Curso de Avaliação Dielétrica em Equipamentos Elétricos”, de Hélio de Paiva Amorim Jr (DLE), André Tomaz de Carvalho (DLE) e Alain François Sanson Levy (DVLA); e “Sistema de Apoio à Decisão para Diagnóstico de Transformadores de Potência”, de Leonardo Torres Bispo dos Santos (DLE).