IEEE homenageia fellows

02/04/2009

 

 

Nelson Martins, a direita, foi um dos 13 fellows homenageados pelo IEEE-RJ

O assistente da Diretoria Geral do Cepel, Nelson Martins, foi um dos 13 pesquisadores homenageados pela Seção Rio de Janeiro do IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) durante o evento “Encontro com os fellows”. Realizado no auditório do Instituto Alberto &oacu Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), çã dia 2 de abril, o evento fez parte das comemorações pelos 125 anos do IEEE.
&ia
 
Além de Nelson Martins, outros dois fellows do grupo agraciado também atuaram no Cepel: o ex-diretor Geral do Centro, Jerzy Lepecki, e o ex-diretor, Márcio Szechtman. O grau de Fellow é concedido pelo IEEE aos associados que possuam um currículo extraordinário em algum dos campos de interesse do Instituto.
Fotos: Milton Maurente 
Ex-diretor Geral do Cepel, Jerzy Lepecki, também fez parte do grupo agraciado

Homenageado, o ex-diretor do Centro, Márcio Szechtman, participou do debate

Dentro da programação foi realizado o debate “O futuro da engenharia no Brasil e no mundo”, durante o qual os 13 fellows deram depoimentos sobre o IEEE e sobre as perspectivas da engenharia. A proposta da organização do encontro era proporcionar platéia, formada por pesquisadores e estudantes, um painel sobre a carreira de engenheiro e sobre a importância do Instituto para o desenvolvimento profissional dos homenageados.
 
“Sou sécio da IEEE Power Energy Society (PES) desde 1981, e tenho um histó;rico de participação contínua nas conferências anuais da PES desde 1989. Admiro os Estados Unidos pelos seus avanços tecnológicos e culturais, mas o meu amor especial é pela IEEE/PES”, destacou Nelson Martins, durante o debate.
 
O evento fez parte das comemorações pelos 125 anos do IEEE

O pesquisador fez uma breve retrospectiva sobre sua participação no Instituto. “Desde 1985 fui bem recebido pelo Grupo de Dinâmica e Controle da PES, hoje congregado no Power System Dynamic Performance (PSDP) Committee. Atuei em muitos grupos de trabalho e sub-comitês do PSDP, tendo liderado alguns deles. Muitos destes trabalhos patrocinados pelo PSDP são realizados em conjunto com profissionais filiados ao Cigré, uma outra grande associação internacional de engenharia de sistemas de potência”, recordou.
 

“A PES publica várias das melhores revistas de engenharia elétrica, como já apresentado pelo Glauco (Glauco Taranto, presidente da seção fluminense do IEEE). Meu primeiro contato com artigos da TPWRS (IEEE Transactions on Power Systems) e TPWRD (IEEE Transactions on Power Delivery) foi durante o curso de mestrado, entre 1972 e 1973. Isto, claro, foi intensificado durante o curso de doutorado. Os pesquisadores que elegi como paradigmas foram aqueles cujas publicações tiveram maior impacto sobre meu trabalho de pesquisa e vida profissional”, afirmou o assistente da Diretoria Geral do Cepel.

 

Os IEEE Fellows presentes à homenagem e os organizadores do evento posam para foto oficial. Da direita para a esquerda: Walter I. Suemitsu (COPPE), Jerzi Lepecki (ex-Diretor Geral do CEPEL), Nelson Martins (CEPEL), Marcus T. Schilling (UFF), Djalma Falcão (COPPE), Roberto Boisson De Marca (PUC-Rio), Armando Leite da Silva (EFEI), Marco Antonio M. Rodrigues (CEPEL), Paulo S. Ramirez Diniz (COPPE), Glauco Nery Taranto (COPPE), Jaques Szczupak (Engenho Pesquisa)

 

Link for the article published on the April 2nd, 2009 edition of the NoticIEEEro